19 de janeiro de 2014

#

Moda Lolita

                    

                                     
    A moda lolita ou mais conhecida como Moda Loli é uma moda japonêsa, sendo que suas primeiras manifestações do estilo aparecem nos fins da década de 70 e no começo da década de 80. O estilo loli se inspira na parte da cultura japonesa kawai, também se inspirando nos períodos históricos (vitoriano ou rococó), ou simplesmente da sua própia personalidade.
   Algumas subcategorias são polêmicas e com existência controversa. Há também a preocupação de parecer infantil elegante ou modesta, também evitando a imagem adulta ou vulgar, saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, suportadas por anáguas e rendas de boa qualidade geralmente de algodão, decote alto, cabelos cacheados com uma franja reta e tecidos poucos brilhantes são comuns a todas as subcategorias.
  Os tecidos mais usados é o algodão, tricoline e até o chiffon são usados, além de outros tecidos de fibras naturais e de boa qualidade, tecidos brilhantes como cetim são evitados pois dão uma aparência barata ou vulgar a uma lolita.
As lolitas se dividem em várias subcategorias elas são:  



Custew ou baby look: São peças no estilo de blusa ou camisa, feita de jérsei (que é um tecido usado para a confecção de camisetas) e pode conter adornos/ornamentos como laços.




















Sweet Lolita: Esse estilo vem de Sweet que no inglês significa doce, mais para um fofo, ou seja, é um estilo caracterizado por suas cores claras como o rosa, azul bebê, pêssego, bege, amrelo clarinho, verde claro, tons pastéis e as vezes morron ou preto, usando também estampas delicadas e pequenas de flores, frutas, doces e animais, mais sempre tentando ser o mais "bonitinho" possosivel! Esse é o estilo que mais busca inspiração na infância.



Classical Lolita: O estilo mais clássico, vêem dás modas vitoriana e rococó, as cores mais usadas são, bege, vinho, verde-escuro, marfim, marrom, rosa-velho, esmeralda, creme e são bens comun tons envelhecidos, também com estampas florais maduras e xadrez. Seus acessórios são laços. Muitas roupas de Classic Lolita possuem a chamada cintura imperial, logo abaixo do busto e saias ás vezes são mais longas que as outras subcategorias.
Gothic Lolita: Essa subcategoria se resulta da mistura do gótico com a moda lolita, as cores mais usadas são as escuras, pálidas e sóbrias, como o azul escuro, vermelho vinho, mais assim de tudo as elegantes! Onde, sem duvida, o preto predomina. Jás as cores vibrantes não são utilizadas, porque podem dar um ar vulgar a uma Gothic Lolita, apesar da inspiração ser da moda gótiica, a maguiagem deve continuar sempre leve e natural, claro sem exagerar na sombra preta e nos batons de cores escuras.




Country Lolita:  A sub divisão do Sweet Lolita, é o Country Lolita, é o mais '"fresco" e modesto, usado mais em épocas quentes, como o verão ou a primavera, com chapéus, mines chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, sempre com temas florais, de frutas ou (usado bastante, também quadriculados) xadrez bem delicado.


Casual Lolita: A subcategoria Casual Lolita é a moda lolita com roupas diárias e comuns, como: saias em formato de sino, (já que o estilo exige!) com rendas, lacinhos e babados, camiseta baby look sempre com um toque fofo! E nunca! Em hipótese nenhuma, use tênis, sapatos ( tirando as sapatinhas), já sapatos de boneca simples com saltos baixos são bem melhor!!
    Hime Lolita: A subctegoria Hime Lolita se inspira na imagem das princesas europeias, mesmo que
parecido com o Sweet Lolita, principalmente pelas cores, porem as diferenciam pelos modelos dos vestidos, acessórios em geral, como:  coroas, tiaras, pérolas e penteados, fazem do Hime Lolita, um estilo mais luxuoso!










Shiro Lolita: O Shiro Lolita é a subcategoria do Sweet Lolita e"shiro" em japonês significa branco, ou seja, o look Shiro é composto somente por peças brancas.






Kuro Lolita: O Kuro Lolita também é uma subcategoria do Sweet Lolita, e é o oposto de shiro(branco), ou seja, "kuro" significa preto, sendo que o estilo é composto apenas por peças pretas.





Punk Lolita: Simplesmente a mistura do punk com o estilo lolita, utiliza-se sobreposições, xadrez, listras, estampas, e os acessórios são caveiras, coroas, mine cartolas e boitas.





 



Já as subcategorias a baixo também são da moda lolita, porem são usados em eventos, mais isso não impedi de serem usados no dia-a-dia, mais não é nada comum.


Guro Lolita: O Guro Lolita ou grotesque, são lolitas que usam bandagens, sangue falsos e coisas parecidas, para se parecerem com bonecas de terror, quebradas ou machucadas. Que estranho não é?!















Ero Lolita: Ero é a abreviação de erótico, um termo muito controverso na moda Lolita, apesar donome, a subcategoria Era Lolita, não é composto apenas por lingerie ou saias curtíssimas, sendo que as regras da moda Lolita, estão acima de tudo! Corsests são usados, mais sempre com uma blusa por baixo, decotes também um pouco maiores, só que não chegam na linha do busto, as sais são geralmente um pouco a cima do joelho. É de costume usar bloomrs ( como se fosse uma calçola), petticoats ( saia de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados, tipicos elementos de roupas intimas vitorianas, também não vamos esquecer das cintas-ligas e meias 7/8.






Wa Lolita: O estilo Wa Lolita é baseado na cultura tradicional japonesa, que faz referencia ao japão com a palvra antiga "che", que significa " Mesma Nação", e "Terra de (Wa), que é a terra da harmonia. Com acessórios japoneses e roupas tradicionais com a moda lolita, com as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembrando os kinomos e com uma saia volumosa.



Qi Lolita: O Qi Lolita é parecido com o Wa Lolita, sendo diferente com os acessórios e vestidos são inspirados nas roupas chinesas. E a Qi Lolita quanto o Wa Lolita são usados em eventos e não no dia-a-dia.




 Deco Lolita: E por ultimo a subcategoria Deco Lolita, uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Elas usam muitos acessórios coloridos como, prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas coloridas e com estampas, pulseiras, meias, sobreposições, em fim estampas bem alegres. As cores mais usadas são os tons pasteis, cores criticas, florescentes e muito chamativas.





@cristcamilla